terça-feira, 14 de agosto de 2018

OS HOLANDESES CONQUISTARAM A INDEPENDÊNCIA

Aluna: Yasmim Soares
Cidade de Olinda


Olinda é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na mesorregião Metropolitana do Recife e na Microrregião do Recife, Região Nordeste do país. Pertence à Região Metropolitana do Recife, distando sete quilômetros da capital pernambucana.
Olinda foi a urbe mais rica do Brasil Colônia entre o século XVI e as primeiras décadas do século XVII de acordo com escritores da época como Pero de Magalhães Gândavo, chegando a ser referida como uma "Lisboa pequena", dada a opulência só comparável à da Corte portuguesa. Foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 por ocasião da primeira das invasões neerlandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado Governador-Geral, administrando a colônia a partir de Olinda. A vila manteve-se próspera até a invasão holandesa à Capitania de Pernambuco, quando os neerlandeses, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas na capital da Nova Holanda (Recife), incendiaram Olinda. Com o término da Insurreição Pernambucana, Olinda voltou a ser a sede da capitania, porém sem a influência de outrora, o que ocasionou conflitos como a Guerra dos Mascates. Em meados do século XIX, a cidade deixou de ser a capital de Pernambuco.

- Como os holandeses conquistaram a Independência? 
Em 1581, proclamaram a independência, constituindo a Republica das Províncias Unidas oi simplesmente Holanda. 

- O que visava a companhia das Índias? Orientais? como reagiu Felipe II? 
Visava a conquista dos domínios luso-espanhóis na Asia. diante disso, Felipe II reagiu proibindo os holandeses de comerciar com Portugal e suas colônias. 

-  Quais eram os principais alvos da companhia das Índias Ocidentais? 
Tinham como Principais alvos o controle sobre o açúcar do Nordeste do brasil - maior produtor mundial de açúcar - e os postos de fornecimento de escravos no território africano. 

- Escreva explicando sobre a primeira invasão dos holandeses. 
Ocorreu na Bahia, que alem de possuir muitos engenhos em pleno funcionamento, era o centro político do Brasil. Eles chegaram a Salvador em maio de 1624 com 3300 homens, uma frota de 26 navios e 450 canhões. prenderam o governador português e o substituíram pelo holandês Van Dorth. 

- Como os holandeses conquistaram Olinda e recife? 
Em fevereiro de 1630, desembarcaram no litoral pernambucano e conquistaram Olinda e Recife com relativa facilidade. Sob a liderança de Matias de Albuquerque, a população local destruiu tudo o que pudesse ser útil aos invasores armazéns, navios, construções. E se retirou para o interior lá ergueu o Arraial do Bom Jesus, quartel-general de onde deviam partir os ataques aos holandeses.   

- Como era a situação onde se deu a guerra do açúcar? Explique. 
A situação era desoladora: plantações queimadas, gado morto, engenhos destruídos e escravos e fuga; muitos deles refugiados no Quilombo dos Palmares, em terras do atual estado de Alagoas. 

- Em 1641. Quais os territórios abrangiam os domínios holandeses? 
Em 1641, os domínios holandeses abrangiam territórios que iam de Sergipe ao Maranhão e incluíam os mais importantes entrepostos de escravos africanos no século XVII.

- Em Recife. Quais obras realizou o governo de Nassau? 
Calçou ruas; abriu canais por onde transitava barcas, mercadorias e pessoas; drenou áreas alagadiças; construiu o Palácio das Torres ou Palácio de Friburgo, residencia oficial e sede do governo. a esse conjunto de obras deu-se o nome de Cidade Maurícia, atualmente bairro de Santo Antônio. 

Nenhum comentário: