quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Produção do espaço geográfico capitalismo



Os alunos do Terceiro ano do ensino médio, do I.E.E Assis Chateaubriand, estudaram nesse primeiro trimestre de 2010, na disciplina de Geografia, a produção do espaço geográfico no capitalismo. Iniciamos o conteúdo mostrando a passagem do modo de produção feudal para o capitalista; os primeiros passos para a integração mundial (Capitalismo Comercial). Em seguida, procuramos demonstrar de que forma as inovações tecnológicas foram aplicadas à produção, originando as três fases da Revolução Industrial ou Tecnológica que foram e continuam sendo responsáveis por transformações radicais nas relações sociais e na estruturação do espaço; como as novas formas de organização do trabalho têm caracterizado a produção no mundo informatizado e as bases do surgimento da globalização.
Para compreender melhor o conteúdo, os alunos foram incentivados a elaborar um vídeo sobre as fases do capitalismo, eles utilizaram à sala de informática da escola, no qual em apenas duas aulas, criaram vídeos utilizando o programa Movie Maker, imagens e vídeos (retiradas da internet) e livro didático do ensino médio de Geografia.

Com este trabalho os alunos tornaram-se capazes de compreender melhor como o espaço se organizou no capitalismo e na atual realidade mundial caracterizada por profundas transformações trazidas pela ciência e pela tecnologia.

Professor: Alexandre Quadrado

Nenhum comentário: