sábado, 12 de outubro de 2013

ENTREVISTAS E HISTÓRICO DA ESCOLA: ARTUR DORNELLES


ENTREVISTAS E HISTÓRICO DA ESCOLA:
ARTUR DORNELLES
Nomes: Greicy Kelly Dias Marques.
Gilsiane Regina dos Santos Fernandez
Turma: NC 1


Entrevista com a professora Andréa

1.     Quando a senhora começou a trabalhar na escola? Com qual disciplina? Quais anos e cursos? Quando saiu da escola?
R = “Comecei em Fevereiro de 1994, nas series inicias”. Ainda trabalha na escola.


2.     Quais foram às primeiras professoras? Como era ser professora naquela época?
“Professora Fausta, Ângela, Milva, Denilsa, entre outras. Era muito mais tranquilo ser professora naquela época, as crianças eram mais calmas, menos influenciadas, antes tinha só a TV, hoje tem muitos outros meios que influenciam as crianças. As crianças de hoje são mais do “mundo”, antigamente eram mais de “casa”.

3.     Como era a escola antigamente? E suas dependências? O que mudou? O que permaneceu?
“A escola era menor, tinha menos salas, bem menos materiais didáticos, o que tinha era um reto projetor, folha mimeografada e muita vontade de trabalhar, porque tu tinhas que confeccionar tudo o que iria trabalhar e hoje tem vários jogos prontos, tem mais recursos. Em questão de materiais e recursos esta bem melhor e mudada. Mas as aulas não mudaram muito, porque alguns professores se acomodam, já pelo fato de ter tudo pronto que não se importam muito.

4.     Qual foi a primeira turma de formandos? Quais foram os primeiros alunos? Como se vestiam? Uniformes. Tem foto deles?
 “Durante muito tempo a escola tinha somente até a quarta série do ensino fundamental. E eu não tinha contato com as series finais, então realmente não me lembro.”


5.     Quais mudanças ocorreram? O que mudou na escola e na educação?
 “A escola mudou muito na parte física, o prédio era de madeira, tinha poucas salas e hoje tem até salas especiais como biblioteca, sala de informática, sala de vídeo. Já a educação não mudou muito, como a escola, pois as praticas em sala de aula continuam as mesmas, pela comodidade de alguns professores.

6.     O que se manteve? No que não houve mudanças?
 “Não houve mudança na filosofia da escola, de querer sempre mais e melhorar a escola, sempre o mesmo pensamento de querer mais para a escola, e acredito que nem vai mudar. Buscando assim melhor aprendizado para os alunos.”

7.     Qual acontecimento a senhora lembra? Que marcaram? Ou alunos que marcaram.
“A gincana sempre marca. Diretamente com os alunos a gincana é o que mais move a escola. E hoje tem a noite do pijama que as crianças se mobilizam muito, para ficar uma noite na escola. Lembro muito de meus bons alunos, mas os que mais me marcam são aqueles que não pude ajudar.”


8.     Você autoriza publicar esta entrevista na internet?
R = “Sim, claro”.

Entrevista com a professora Glaer

  • A escola ARTUR DORNELLES é uma escola municipal de ensino fundamental.
  • De primeiro ano das séries iniciais á oitavo ano
  • E localizada na rua santo Antônio n°56 no bairro Santo Antônio
  • Tem informática, aulas dança mais educação grupos de trilhas.

  • Ex-diretoras: Juraci, Gladies, Magda, Sandra Bem, Angelita Botelho, Andrea, Simone, Angelita, Marines, Angelita.

  • Ex-Professoras: Magda Borba, Magda Ramos, Diaorone, gladies, Antônio, Marines, Inês, Tania, Linara.

Qual foi a primeira turma de formandos da escola?
  • Em 20 de dezembro de 1987


  • Mudou tudo a estrutura só ficou os esgotos até a primeira arvore que foi plantada em 1962 foi cortada em 2013.

  • A escola Artur Dornelles tinha só quatro salas de aula mais uma cozinha, a secretaria, um banheiro masculino e feminino, um pátio bem tenso. Com o passar dos anos a administração foi fazendo novos prédios, quadra.

O que se manteve (permanece )?
  • Somente os esgotos e foi tudo modificados.

Quais são as diferenças e semelhanças entre sua escola e outras?
  • A escola Artur tem quadra tem informática grupos de dança e nem as escolas municipais tem.

Como era o trabalho dos professores e funcionários e como é hoje. As grandes alterações?
  • Antes os professores tinham o conhecimento da vida do aluno, hoje os professores não tem este conhecimento. OBS: até a merendeira conhecia os alunos bem.


Histórico da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Artur Dornelles

A E.M.E.F. Artur Dornelles foi criada oficialmente sob o decreto 43/77 n°. 1906 de 16.02.1984 e publicada no Diário Oficial de 24.02.1984 com inicio de funcionamento no ano de 1960, mais precisamente em 03 de março. Sua data de aniversario é comemorada em 13 de junho por coincidir com o dia de Santo Antônio, padroeiro da comunidade escolar, além de ex-alunos e moradores em geral, promovendo uma grande movimentação em todo o bairro.


A escola conta com 181 alunos matriculados do 1° ano à 8ª série, com funcionamento em dois turnos. O quadro docente é formado pela equipe diretiva: diretora Luiza Angelita Botelho Tassoni, vices-diretoras Simone Teixeira Mulher e Andréa Paula da Silva Carvalho; Supervisoras Pedagógicas Andréa Paula Carvalho e Rosane Lindner Brandão; Orientadora Educacional Paula Prates e 30 professores (efetivos e estagiários).
O quadro de funcionários é composto por uma secretária, uma auxiliar de biblioteca, duas merendeiras, quatro serventes, dois vigias.
O espaço físico da escola é composto por oito salas de aula, secretaria, salas de direção, SSP, SOE, cozinha, refeitório, biblioteca, laboratório de informática (Labin), NAP, que funciona no espaço Professora Ângela Dannemberg Cardoso.
Neste ano de 2013, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Artur Dornelles está completando 53 anos e, ao longo de sua caminhada, vem construindo uma filosofia norteada pelo respeito ás dificuldades, pela mudança constante em direção a uma nova realidade em educação e busca pela participação de toda a comunidade escolar. Procura, por meio das relações estabelecidas no seu coletivo, a criação de um ambiente prazeroso que favoreça o crescimento individual tanto dos alunos, quanto dos professores.


Nosso quadro docente caracteriza-se por ser um grupo de profissionais em constante busca do aperfeiçoamento, ansioso por mudanças e evoluções, o que faz com que estejam sempre em um processo de formação e capacitação continuadas.
A escola como um todo acredita na educação como um fator determinante para a transformação da sociedade e aposta em projetos que visem não somente uma aprendizagem cognitiva, mas a formação de um cidadão preparado para enfrentar o mundo lá fora.
Entre os projetos desenvolvidos podemos citar o projeto ambiental “VERDINHO SAUDÁVEL – um pequeno passo para um mundo melhor”, o projeto cultural “Suba neste Palco” e também o projeto pedagógico “Nossa Escola Lê”.
Em 2005, a Escola, através da Prefeitura Municipal de Charqueadas e secretaria de educação, firmou acordo de cooperação técnica com o Governo estadual e a Unesco para implantar o Projeto Escola Aberta para a cidadania na nossa escola com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura para a paz.


Oficinas de esporte, lazer, educação e cultura são oferecidas aos alunos à comunidade, transformando a Escola em ambiente aberto à criatividade, ao convívio pacifico e a aprendizagem permeada pelas praticas culturais e esportivas.
A Escola também tem o programa Mais Educação que ocorre das 9h às 17h. E o programa Escola Aberta aos sábados.
A Escola de Ensino Fundamental Artur Dornelles tem como uma de suas metas estabelecer parcerias que enriqueçam a sua qualidade de ensino. A integração Escola-Empresa está presente no projeto “Guias Mirins”, iniciativa da GKN beneficia alunos carentes da escola através de oportunidades de trabalho dentro da empresa. A criação do laboratório de informática que era um sonho antigo em fase de sua importância no processo educacional efetivou-se através da parceria com o grupo Gerdau, GKN, Tractebel, grandes incentivadores do progresso desta escola.


Ainda dentro da proposta Escola-Empresa salientar que o grupo Gerdau é parceiro da nossa escola há alguns anos completando nossa comunidade escolar com incentivos financeiros através de projetos. Em anos anteriores, já ganhamos colaboração para a “Banda Escolar” o “Grupo de Danças Gauchescas” e também o projeto “Suba neste Palco”.
E ainda cabe salientar com orgulho todos os ganhos em melhorias no espaço físico de Escola com o programa 5s, também impulsionado pelo grupo Gerdau.



A Escola de Ensino Fundamental Artur Dornelles acredita que um futuro melhor e a construção de uma sociedade mais justa e possível. Basta somar esforços, firmar parceiras, apostar nos sonhos, valorizar habilidades e caminhar juntos para poder proporcionar aos nossos alunos, finalidade maior do nosso trabalho, uma educação de vanguarda.


Nenhum comentário: