sexta-feira, 18 de outubro de 2013

João Flores - Eletrosul



Entrevista com João Flores;
Trabalhador aposentado da antiga Eletrosul;
Aluno: Afonso Henrique; 8ª série; Assis Chateaubriand, 2013.

Pergunta: Quando e como foi construída a Termochar ? Quando passou a produzir em escala industrial?
João Flores: Foi construída pela atual Copelmi, fez 50 anos em 2012. Na época precisava-se manter o emprego de mineiros. A sobra do carvão que usavam era vendida. O carvão era daqui de Charqueadas, saía diretamente da mina. Era carvão da “casa”.
Pergunta: Como a Usina funciona?
João Flores: O carvão é queimado em caldeiras e então é formado o vapor. O vapor passa por um enorme tubo, entra num processo de aquecimento de mais de 400 graus, com pressão de 60 quilos. Quando ele sai dos tubos vai para as turbinas que giram o carvão em 3000 rotações por minuto, então, é acoplado o gerador de energia elétrica, cada gerador produz 18MV de energia.



Pergunta: Quando e como a Eletrosul encapou a Termochar?
João Flores: A Termochar era uma usina privada. Comecei a trabalhar lá quando a Eletrosul recém havia tomado conta. Eles chegaram dia 1º de outubro de 1970.
Pergunta: Quando a Tractebel adquiriu a Eletrosul?
João Flores: Aposentei-me muito antes, quando ainda era Eletrosul, por isso, não consigo lhe responder esta pergunta.
Pergunta: Quais lugares consomem a energia produzida pela Tractebel?
João Flores: Hoje existe uma interligação em todo o Brasil. Todo o sistema de energia brasileiro é de certa forma interligado, portanto podemos estar recebendo energia da Tractebel ou de qualquer outra usina.


Pergunta: Aconteceram acidentes de trabalho? Pode contar? Qual marcou mais?
João Flores: Durante o tempo em que trabalhei lá, não houve acidentes. Porém, existem muitos riscos de acidentes lá dentro, até hoje.
Pergunta: Hoje em dia de onde vem o carvão?
João Flores: Como em Charqueadas não existem mais minas, o carvão vem de outros lugares do Rio Grande do Sul.
Pergunta: Existem empresas terceirizadas trabalhando para Tractebel? Quais são?
João Flores: existem sim, empresas de manutenção, aqui no município, mas agora não me recordo nomes.

Pergunta: Ela corre o risco de fechar?
João Flores: Corre o risco sim. Pode ser desativada, pois já opera a mais de 50 anos.
Pergunta: Quais eram os primeiros funcionários da Termochar? Hoje em dia, qual a média de funcionários na empresa?
João Flores: Eu fui premiado ano passado, no aniversário da usina, como o funcionário mais antigo da Eletrosul. Fui trazido de butiá com 15 anos para trabalhar aqui. A média de funcionários não aumentou muito.
Pergunta: Tem fotos para emprestar? Algum objeto antigo que queira doar?
João Flores: Infelizmente não tenho nada para doar. Tenho algumas fotos antigas, mas, tem muito valor para mim, não gostaria de emprestar. Mas pode fotografar o que quiser.



João Flores autoriza a publicação da entrevista na Internet, e diz que muitas coisas marcantes aconteceram com ele durante seu tempo de trabalho, como a visita do Presidente João Goulart, em 1964. Ele brinca, dizendo que, no dia de sua homenagem, lhe perguntaram: “O senhor não gostaria de poder mexer novamente com essas máquinas?” e ele fala “Eu não! Eu não sei mexer com essas máquinas de agora, mas os funcionários atuais não sabem mexer com as que eu usava!”.

Nenhum comentário: