sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Professora: Ideni Montovani - Entrevista


Trabalho da aluna: Jéssica Teresinha S. da Conceição
Turma: NC1/2013

Ano passado professor Edimilson me fez um convite de entrevista a ex-diretora que é a atual professora Edeni Montovani. Com esta grande professora fiquei sabendo mais informações sobra à escola Assis Chateaubriand.

Sobre a História do I.E.E. Assis Chateaubriand


Comecei a trabalhar em 1969, 1977 me casei vim morar em charqueadas e passei a trabalhar na escola Henri Duplan no ano de 78 abriu a escola Assis e como morava perto queria muito trabalhar na escola, naquele tempo pra trabalhar nas escolas tinha quer ter indicações politicas. Logo após engravidei tive um aborto do meu primeiro nenê, engravidei do segundo e ganhei. E em março de 1979 foi trabalhar na escola com a disciplina de ensino religioso.

 Foi diretora de 1992 a 1999 nesta época o auditório não existia era todo aberto não tinha cobertura e a escola tinha muitos alunos e tínhamos a necessidade de ter um espaço fechado pra fazer as festas juninas, formatura para não ficarmos gastando muito então resolveu fechar. Foi colocadas cadeiras vidros na época era a cerâmica vermelha e agora a professora Almerita incrementou mais.
O pátio da escola era todo aberto tinha tela em volta e os alunos de turno da noite cortava a tela pra matarem aula irem para o clubinho e nesta época acontecia algumas mortes de jovens, então por precaução resolvemos fechar. Fizemos uma campanha com os alunos e com os pais para arrecadarmos dinheiro cada um contribuiu com um pouquinho e então fechamos uma boa parte do muro da escola e depois o governo fechou o resto. Todas as passarelas que tem para sair de um prédio para o outro eu construí, pois não se preocuparam com os dias de chuva coloquei piso na frente que era de chão batido e todas essas construções com a da comunidade e CPM.
Os cursos de desenho e mecânica era ótimo excelente tinha muitas oficinas e infelizmente foi fechada por não termos muitos alunos.

 O natal luz da escola era da região, pois envolvia toda a comunidade, família e funcionários, convidávamos a igreja para assistir linda apresentação com o coral da escola. Era uma grande uma grande referencia em Charqueadas.
Na minha gestão foi criado o curso normal do magistério, criamos, pois os alunos terminavam o ensino médio e queriam fazer magistério e tinham q irem para São Jeronimo Guaíba, pena que hoje o magistério não pé tão valorizado como antes.
O Assis ganhava muitas competições e tínhamos um armário onde eram expostos todos os troféus que o Assis conquistava, ele não podia entrar em uma competição de jogos que o Assis sempre ganhava o 1 lugar, nós tínhamos muitos alunos que vinham da escolas municipais preparados para o ensino médio.
O curso de auxiliar de química era muito bom transformamos o curso para técnico em química, os alunos saiam daqui e iam trabalhar nos laboratórios nas corsan. Então pensamos melhor e decidimos especificar mais o curso e hoje temos alunos muito bons e bem sucedidos.


Aposentei-me há 11 anos e pela prefeitura a 2 anos mais não consegui ficar em casa parada pois me sinto muito jovem e com muita energia para passar aquilo que sei para meus alunos. Mais eu sei que hoje em dia é bem diferente de antigamente com mais dificuldade de serem motivados os alunos veem interesse na nota e não no aprendizado e para nós professores o que importa é que os alunos aprendam.
A mensagem que quero deixar é para a minha colega, irmã Almerita que ela continue com este espirito guerreiro, pois ela também fez muita coisa por esta escola e tem interesse que o Assis continue sendo esta preferencia de Charqueadas. E que os alunos possam a pensar mais na aprendizagem e menos na nota, pois o que realmente importa na vida é aquilo que nós aprendemos guardamos e depois aplicamos no nosso dia-a-dia em nossa vida. 

Nenhum comentário: