quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sulani Meireles dos Santos Barcelos



HISTÓRIA DA ESCOLA
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND

Entrevista com a primeira diretora da Escola:
Sulani Meireles dos Santos Barcelos
Gestão de 1978 À 1988

Trabalhei em escolas muito difíceis  em Porto Alegre, fui a primeira professora do colégio Liberato Vieira da Cunha no bairro Sarandi, não era diretora, porque era somente três professoras e as três mandavam na escola.
Quando começou a construção eu vi os operários trabalhando. De repente até porque foi tudo muito rápido, estava pronta a escola. Quando começou a chegar a mobília da escola eu já era a diretora, mas trabalhava na escola Nicácio , não quis largar a turma, fiquei com eles até o final do ano para iniciar em março no Assis.
Eu fui convidada para ser  a diretora do Assis, porque naquela época era indicação. Trabalhei no Assis por onze anos, nos três últimos anos veio a eleição e fui eleita , mas já estava cansada aí larguei o colégio.
No início era muito difícil porque faltava luz para a turma da noite, e aí os professores davam aula com lampião, com vela. Muitos professores eram pagos pelo colégio, com a arrecadação que a gente tinha, antes de iniciar a verba, mas todos eram ótimos professores. Os cursos que tinham eram, educação fundamental de 1º a 8º série e o segundo grau, o primeiro curso noturno foi desenho mecânico, analise química e magistério.
Foi na minha gestão que estes dois cursos vieram. Minhas realizações foram à biblioteca, não tinha livros  para contar histórias, tínhamos muitas dificuldades para conseguir as coisas porque não tínhamos verba. Arrecadávamos dinheiro fazendo festinhas e a professora Ivanise e a professora Sandra faziam bonecas para vender, hoje as duas já  estão aposentadas. Nunca gostei de fazer rifas dificilmente foi feito na minha época.
Os primeiros professores da escola eram todos nomeados, mas depois em função do segundo grau a gente teve que apelar para professores contratados que eram formados, inclusive o professor que dava mecânica hoje não existe mais, ele era contratado pela escola. Outros professores depois surgiram, também estudantes de engenharia no caso do meu filho que dava aula de química, já fazia uns seis anos que eu estava na escola. Paulinho Silveira era professor de matemática, somente os dois eram estudantes os outros professores já eram todos formados.
As primeiras professoras foram à professora Ivanise e a professora Nágila. Naquela época não havia tanta falta de professores porque eles eram mais responsáveis.

Mais de vinte anos fora do contexto educacionais já não lembro mais de muita coisa. Mas graças a mim, esses cursos  e equipe que trabalhava naquela época era maravilhosa, muito me auxiliaram.
Trabalho da aluna: Adriana NE31/2013

Nenhum comentário: