CRIANDO VÍDEOS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Os computadores e celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular, máquina digital ou filmadora e publicá-los na internet. Professores e alunos podem ter acesso a inúmeros vídeos prontos e assisti-los no momento ou salvá-los para exibição posterior. Ao mesmo tempo, todos podem editar, produzir e divulgar novos conteúdos a partir do computador, do celular, digitais e filmadoras. Entramos numa nova era da mobilidade e da integração das tecnologias, como nunca antes foi possível.
Um dos esquemas básicos de
organização da produção de um vídeo um pouco mais complexo, costuma ter os
seguintes passos:
Ideia: a ideia ou o tema principal que move a produção de um
vídeo; Elaboração do roteiro: momento em que a ideia toma forma propriamente
dita. Nesta etapa definem-se os personagens, os estilos de filmagem, e o que se
pretende, de fato, passar para o público com a obra;
Plano de filmagem: nesta parte
acontece a elaboração de uma planilha, onde são especificados todos os locais
de filmagem, bem como suas datas, horários, diálogos, personagens, figurino,
cenário, tempo de cada cena, etc.
Captura das imagens: filmagem
propriamente dita;
Decupagem das imagens: nesta etapa, os alunos assistem ao material gravado, selecionando o que é útil para a finalização da obra;
Pré-edição: as imagens são transferidas para o computador e ordenadas em pastas e sub-pastas;
Edição: montagem das imagens no computador, aplicação de efeitos, inserção de trilha sonora, de legendas ou frases de texto etc;
Finalização: gravação em mídia DVD, disponibilização em um portal da escola ou em um portal de vídeos.
Para começar não é
necessário um equipamento sofisticado. Há programas de edição de imagens,
alguns mais simples e baratos e outros mais sofisticados e caros. O mais
simples vem com o Windows XP ,Vista ou 7: é o movie maker. Permite alterar o
filme da forma que cada um quiser, com um clique na opção linha do tempo. Hoje,
algumas câmaras digitais já permitem fazer edição de fotos ou vídeos nelas
mesmas.Decupagem das imagens: nesta etapa, os alunos assistem ao material gravado, selecionando o que é útil para a finalização da obra;
Pré-edição: as imagens são transferidas para o computador e ordenadas em pastas e sub-pastas;
Edição: montagem das imagens no computador, aplicação de efeitos, inserção de trilha sonora, de legendas ou frases de texto etc;
Finalização: gravação em mídia DVD, disponibilização em um portal da escola ou em um portal de vídeos.
Tendo ideias e motivação facilmente se encontram as soluções técnicas mais adequadas para cada situação. O professor pode pedir aos alunos que encontrem as melhores soluções técnicas de edição.

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