quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Resumo do Projeto de Inclusão Digital.


Para assistir ao vídeo clicar sobre a foto.

Professor José Edimilson Kober
1- Jogos educativos
2- Ter conta e e-mail no Google.
3- Construção de blog.
4- Criar slides e vídeos.
5- Blog Mostrassis
6- Grupo de alunos multiplicadores voluntários.
1- Jogos educativos:
a- O professor pesquisou uma lista de jogos educativos, online, separando-os em dois grupos. O grupo de jogos educativos nas disciplinas de História e Geografia e o segundo grupo de jogos educativos de diversas áreas do conhecimento.
b- Estes jogos educativos serão trabalhados nas aulas de Didática de História e Geografia no curso normal, noite, com as turmas de módulo NE21 e NE31e NB1(tarde). Estas alunas deverão redigir um plano de aula e aplica-lo com turmas do primeiro ao quarto ano. Serão avaliadas por estas atividades. Sendo no mínimo duas horas aulas por dupla de alunas.
2- Todos os alunos deverão ter conta de e-mail. Uma parcela significante de alunos já possuem conta de e-mail, no entanto uma outra parcela de alunos não possuem acesso a internet e não possuem conta de e-mail. Os que não possuem e-mail serão orientados a criar uma conta no Google, ou seja um g mail. Já que nossos blogs serão construídos no Google. Os alunos também serão orientados a enviar e-mail e corresponder-se normalmente.
3- Construção de Blog. Todos os alunos serão desafiados a construir seu blog, sendo que uma parte do blog será pessoal e outra com textos , slides e vídeos de História. Participam da construção individual dos blogs, as turmas A7,B5, C4, NA1, NB1, ND1, NE21 e NE31 do I.E.E. Assis Chateaubriand. Também participando alunos da Escola Pio XII, turmas 61, 71, 72, 73 e as oitavas séries constroem um blog coletivo das três turmas 81,82 e 83. Os alunos deverão produzir seus próprios textos e publica-los no blog.
Questionamento: Como os alunos vão produzir seus próprios textos? De diversas formas, como;
a- Assistindo filmes, documentários e elaborando seus próprios resumos, deverão passar alimpo direto no computador reelaborando sua escrita.
b- Pesquisando e resumindo textos de livros, documentos históricos e registrando dados da exposição do conteúdo feito pelo professor.
c- Metodologia da História oral. Entrevistar pessoas, recolher depoimentos anotando o que foi dito pelo entrevistado e redigindo um texto que será publicado no blog.
4- Criar slides e vídeos. Utilizando-se de câmeras digital, celulares ou filmadoras os alunos deverão entrevistar pessoas, fotografar ruas, prédios ... Poderão ainda pesquisar na internet imagens, fotos e gifs animados. Utilizando-se de diversos programas, que temos disponíveis no nosso laboratório de informática da escola, como Movie Maker, Powerpoint, Picasa, Pinacle VídeoSpin, ou mesmo de editores de vídeo ou slide online como; www.slide.com e outros. Estes slides e vídeos serão postados nos blogs.
5- Blog Mostrassis. O Blog Mostrassis trata-se de um espaço de socialização e mostra de trabalhos, textos, slides e vídeos produzidos por alunos e professores das diversas disciplinas e cursos existentes em nossa Escola. Também nele procuramos publicar todos os eventos de nossa Escola. O Blog Mostrassis é a forma que encontramos para oportunizar a inclusão de um maior número de alunos na informática educativa.
6- Grupo de alunos voluntários (ensino médio e normal). Objetivando incluir um maior número possível de alunos neste processo de informática educativa criamos um grupo de alunos multiplicadores, que auxiliam na orientação dos demais alunos da escola dando suporte aos alunos do ensino fundamental, médio e séries iniciais.

Alunos multiplicadores voluntários: Igor C4, Luan Florisbal A7, Gideão A7, Devid Cristian A7, Catia NE31, Maria Olinda NE31, Izaque NB1, Goulart NB1, Marilia ND1, Izelaine ND1 e outros alunos que estão sendo preparados para ingressar no grupo.